quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

brokeback mountain





O beijo entre Heath Ledger e Jake Gyllenhaal cortado na TV italiana
10.12.2008




Espectadores viram, em "Brokeback Mountain", a história de amizade entre cowboys hetero.
Os espectadores italianos que viram esta semana na RAI 2 o filme " Brokeback Mountain" (2005), de Ang Lee, viram... uma história de amizade entre dois cowboys hetero. As duas cenas de amor entre Heath Ledger e Jack Gyllenhall foram cortadas, o que provocou, segundo noticia o "Guardian", acusações violentas, por parte de associações dos direitos homossexuais, de que em Itália cresce a homofobia.


"A necessidade de transformar um filme sobre o amor homossexual num filme sobre a amizade hetero diz muito do actual clima cultural", é a opinião de Franco Grillini, presidente da associação Gaynet.


Cenas cortadas: o beijo entre Ledger e Gyllenhaal e a cena de amor dentro da tenda. (Para um transsexual, e ex-membro do parlamento italiano, Vladimir Luxúria, a versão emitida parecia "a Mona Lisa sem a cabeça").



"Claro que não é o sexo que provoca medo, mas os sentimentos entre dois homens", continuou FrancoGrillini, notando que uma cena de sexo heterossexual foi deixada no filme. E notou o "La Reppublica" a coincidência: o "corte" aconteceu poucos dias depois do Vaticano ter atacado uma proposta da União Europeia para serem condenadas as descriminações contra homossexuais.


A televisão italiana defende-se: os cortes foram um erro, não houve intenção, por isso a versão integral do filme vai ser exibida. A cópia, segundo o director geral da Rai, Claudio Cappon, tinha sido disponibilizada apenas para uso no horário não adulto. Nada disso impediu que um senador, Luigi Vimercati, considerasse a história um "embaraço" e pedisse a abertura de um inquérito parlamentar.


O "La Stampa" perguntou: "Quem roubou o beijo homossexual?".



1 comentário:

silvestre disse...

Ridículo, no mínimo. Mas de quem tem um Vaticano paredes meias espero cada vez menos.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...